5 dicas para usar o cartão de crédito a seu favor

por David Ziegmann | em 15 de julho de 2018


Faça do Cartão de Crédito um aliado para as suas finanças e no seu Controle Financeiro.

Como Fazer Controle Financeiro Pessoal

Hoje no Brasil a grande maioria dos casos de endividamento tem como fator principal o mau uso do cartão de crédito. Muitas pessoas, já com o seu orçamento no “vermelho”, vão em busca de tentar remediar a situação, mas sem as instruções necessárias acabam mergulhando ainda mais em dividas.

Apesar de ser visto por muitos como um vilão, o cartão de crédito pode ser um grande aliado no controle das suas finanças, ainda que a má utilização do mesmo possa prejudicar o seu orçamento, vale lembrar que em muitas situações, nós consumidores, temos vantagens com o uso do cartão de crédito.

A seguir, apresentamos algumas dicas que serão muito importantes na hora de contratar e utilizar um cartão de crédito, para que você possa aproveitar todas as vantagens dessa ferramenta sem correr riscos desnecessários.

1. Busque por melhores condições

Nos últimos tempos, vimos um crescimento muito grande de empresas disponibilizando cartões de crédito, com uma enorme variedade de propostas aos consumidores, muitas delas até mesmo sem taxa de anuidade.

Algumas dessas empresas aderiram a tecnologia, e criaram cartões totalmente digitais, desde a solicitação até o pagamento de suas faturas. Elas podem contar também com o cartão virtual que eliminam as chances de clonagem em compras pela internet.

Deste modo, pode-se observar que existe uma grande variedade de taxas e serviços, basta analisar todas as propostas e ver qual se encaixa melhor com o seu bolso.

2. Estabeleça um limite de uso

O limite do cartão é um dos pontos principais onde se deve tomar muito cuidado, ele deve ser analisado e necessariamente precisa estar dento do seu orçamento.

Muitas pessoas acabam se endividando com o cartão de crédito, justamente por que o limite não era compatível com a sua renda. Geralmente, os bancos não realizam uma analise precisa do seu faturamento e não sabem o quanto você consome, por esse motivo é necessário que você estabeleça um limite justo com o seu bolso.

E em caso de dependentes, como por exemplo a mesada para os filhos, o cartão de crédito pode ser um bom aliado para o controle de gastos. É possível estabelecer o limite e ainda controlar onde o cartão está sendo usado.

3. Evite o acumulo de parcelas

Ao realizar compras a prazo, preocupe-se em verificar se você já tem parcelas a serem quitadas de compras anteriores, evite acumular muitos gastos e gerar faturas muito altas. O cartão de crédito muitas vezes pode passar a sensação de que você possui dinheiro, cuidado! Esse pode ser um grande engano.

Uma das maiores vantagens no uso do cartão de crédito, é a centralização de suas despesas em apenas uma data. Por exemplo, você pode usar o seu cartão para ir ao supermercado, pagar a conta de água, energia elétrica e efetuar o pagamento de todas no vencimento da fatura. Isso irá contribuir para que você tenha um melhor controle dos seus gastos, use isso a seu favor.

Uso do Cartão de Crédito

4. Pague a fatura sempre em dia

Dentre outros pontos, podemos destacar esse como principal quando falamos em manter o controle do seu cartão de crédito. A sua fatura jamais pode ser paga em atraso, ou até mesmo não ser paga integralmente, essa regra é muito importante se você quer manter uma boa relação com o seu cartão.

Visto isso, é necessário estar sempre atento na hora das compras, realizar os cálculos e verificar se irá conseguir pagar a próxima fatura, e caso aconteça de você não conseguir quitá-la busque outros meios que gerem menos juros.

5. Evite cair no Rotativo

O crédito rotativo pode ser acionado quando o cliente não consegue realizar o pagamento integral da sua fatura, digamos que você não conseguiu todo o dinheiro necessário para pagá-la, você aciona o banco e paga o valor mínimo repassado por ele, o restante será financiado e somado juntamente com os juros na sua próxima fatura.

Após abril de 2017, começou a valer uma nova regra do Rotativo, agora o cliente não pode mais acumular mês a mês parcelas que não foram pagas integralmente. Ele poderá solicitar apenas uma vez o pagamento mínimo, e caso não consiga quitar no mês seguinte, terá que buscar outras linhas de crédito com juros mais baixos.

Visto isso, é muito importante evitar cair no crédito Rotativo, pois os juros do cartão de crédito no Brasil são considerados um dos maiores do mundo. E vale lembrar a você, pagar juros é perder dinheiro.

Dica Extra

Use uma ferramenta para organizar e controlar o uso do seu cartão de crédito, planejar e agendar o pagamento das faturas e muito mais.

Descubra e experimente uma poderosa ferramenta: o Carrera Pessoal Plus, um excelente programa que irá ajudá-lo a organizar as suas finanças e uso do seu cartão de crédito.

Carrera Pessoal Plus

Conclusão

Esperamos ter ajudado de alguma forma. Essas dicas que foram apresentadas serão úteis no seu dia a dia, em busca de melhorar o seu controle financeiro. Mas é claro, isso tudo precisa ser somado ao foco e principalmente a disciplina na hora de realizar suas compras, para que você controle o seu cartão de crédito de maneira eficiente.

Conseguimos observar que o cartão de crédito pode ser um grande aliado no controle de nossas finanças, basta planejar e usar ele de maneira consciente.

Compartilhe:

Autor

David Ziegmann
Integrante da equipe de colaboradores da Datani Software.

Deixe aqui seu comentário:

 Carrera Pessoal Plus

Um ferramenta poderosa
para organizar e controlar
o seu Cartão de Crédito.

Saiba mais...
 Carrera Finanças

Descubra o
Controle Financeiro Empresarial
criado para a sua empresa.

Saiba mais...
 Carrera Pessoal Plus

A ferramenta que você precisa
para fazer um
Controle Financeiro Pessoal
eficiente.

Saiba mais...
 Carrera Finanças

Descubra o
Controle Financeiro Empresarial
criado para a sua empresa.

Saiba mais...

Datani Software

Telefone +55 41 3082-8008

facebook.com/DataniSoftware
Copyright © 2021 Datani Software.
Todos os direitos reservados.
54121381948
Datani Software
Telefone +55 41 3082-8008
Sobre nós | Fale conosco
facebook.com/DataniSoftware Datani Software