Como fazer um Controle Financeiro Pessoal

por David Ziegmann | em 20 de julho de 2018


Descubra como começar a fazer um Controle Financeiro Pessoal, de forma simples e prática. Tenha controle do seu dinheiro e viva mais feliz.

Como Fazer Controle Financeiro Pessoal

Muito se fala a respeito de “ganhar dinheiro”, “prosperidade financeira”, “faça fortuna rapidamente”, e por aí vai. São diversos os termos e conceitos utilizados para tentar guiar as pessoas rumo a um “sucesso financeiro”.

Não vamos entrar no mérito do que é o “sucesso financeiro”, pois este é muito relativo para cada pessoa, bem como não é o objetivo deste texto falar em “aumentar” o seu dinheiro, os seus ganhos ou o seu patrimônio, ou como “enriquecer”. Vamos tratar aqui basicamente sobre você começar a ter o Controle do seu Dinheiro.

Também não queremos ser pretenciosos e tentar falar tudo de Controle Financeiro Pessoal somente neste artigo. Esta publicação é basicamente um “pontapé” para você começar a organizar as suas finanças. Vamos continuamente publicar sugestões e outros artigos com o intuito de lhe ajudar a fazer um controle financeiro eficiente.

É claro que o dinheiro é essencial na nossa vida, porém já é mais que comprovado, que o importante para um “sucesso financeiro” é como você controla, organiza e usa o seu dinheiro, não considerando o que cada um define como suficiente para si.

Independente do quanto você ganha, e/ou gasta, é preciso sim organizar e controlar o modo como você ganha e utiliza o seu dinheiro. Pois somente com uma boa organização e planejamento financeiro, aliado à disciplina, é possível fazer uso consciente do dinheiro e viver feliz com o que se ganha e se tem.

Então vamos lá...

Como começar a fazer um Controle Financeiro Pessoal

Para começar a organizar as suas finanças, antes de mais nada é preciso fazer um diagnóstico de como está a sua situação financeira. Basicamente é fazer um levantamento das suas receitas e despesas. E juntamente começar a refletir sobre este levantamento, de como está fazendo uso do seu dinheiro.

É comum muitas vezes ficarmos lamentando “o que eu ganho não é suficiente...”, “tenho muitas despesas, preciso ganhar mais dinheiro...”, “preciso comprar um carro mas não consigo...”, “não consigo organizar a minha vida...”, e por aí vai. Tentamos com isso muitas vezes “justificar” a falta de um controle financeiro pessoal.

E no momento em que você se propor a controlar e organizar as suas finanças, será possível estabelecer metas para alcançar os seus objetivos, deixando de lado gastos indevidos e passando a investir em coisas que realmente são importantes para você.

Mas vamos ao que interessa. A respeito do levantamento das receitas e despesas esse pode ser o passo mais importante em busca do seu controle financeiro. E vale reforçar, é fundamental que nada fique de fora desse apanhado, até mesmo aqueles pequenos gastos muitas vezes passam despercebidos, mas no final das contas podem afetar muito o nosso orçamento financeiro. Anote cada gasto feito, guarde os cupons, de compra, recibos de débito e crédito. Reforçando, não deixe nada de fora.

Anotar as despesas

Com suas anotações e recibos, comece a agrupar os gastos. Registre todas as suas receitas mensais, bem como as despesas, por exemplo, aluguel, internet, compras no supermercado, água, luz. Pegue a fatura do cartão crédito, os recibos, extratos bancários e comece a agrupar as despesas.

A partir de então é possível ter uma visão genérica do que está recebendo e gastando, e a partir daí iniciar o controle e gerenciamento das suas receitas e despesas.

Aqui está um exemplo de como fazer um registro inicial das suas receitas e despesas.

Exemplo de anotação de receitas e despesas

Organizar e categorizar as receitas e despesas

Pode ser que você encontre certa dificuldade até encontrar-se no seu orçamento, pois muitas vezes o número de lançamentos é alto, o que acaba por confundir com o que é necessário, e o que é supérfluo, e ainda conseguir diferenciar os gastos fixos daqueles que podem variar todo mês.

É necessário identificar todos os seus gastos, e a partir daí criar categorias para que os lançamentos possam ser analisados de forma mais clara.

Por exemplo, existem as despesas fixas, como a conta de energia elétrica, telefone, parcela do financiamento da sua casa, ou a parcela do automóvel. E existem as despesas variáveis que podem sofrer alterações, como as compras no supermercado, gastos com roupas ou viagens.

Com os seus gastos organizados em categorias será mais fácil enxergar onde você está gastando o seu dinheiro, e começar a identificar os excessos, e dessa forma estará cada vez mais perto do sucesso financeiro.

Com as suas anotações e recibos comece a categorizar as receitas e despesas anotadas, assim como cada cupom e recibo. Nesta organização, inclua também as receitas e despesas frequentes, como energia elétrica, água, aluguel, etc.

Registre suas despesas agrupando elas por uma determina categoria, e por um período de tempo, como semanalmente.

Veja um exemplo de uma categorização das receitas e despesas utilizando uma planilha:

Exemplo de categoria de receitas e despesas

Mantendo o Controle Financeiro Pessoal

Sabemos que não é fácil ter total controle sobre nossos gastos supérfluos, no mundo em que vivemos não são poucas as “tentações” que nos rodeiam em nosso dia a dia. E hora ou outra acabamos nos deixando levar pelo consumismo.

Para ajudá-lo a gerenciar e organizar a suas finanças sugerimos utilizar alguma ferramenta para registrar as receitas e despesas e fazer o monitoramento das suas finanças. Você pode começar com planilhas ou então utilizar programas específicos, como o Carrera Pessoal, que inclusive é um programa para Controle Financeiro Pessoal Grátis, sendo com isto uma ótima alternativa para começar a organizar as suas finanças.

Carrera Pessoal Grátis

E se precisar de mais funções para seu Controle Financeiro Pessoal, como controlar os cartões de crédito, fazer um orçamento doméstico, pode considerar o Carrera Pessoal Plus. Uma ferramenta completa para você organizar e controlar as suas finanças:

Carrera Pessoal Plus

É importante verificar continuamente onde está concentrado os gastos no seu orçamento, e analisá-los para saber se eles realmente são essenciais, como os gastos excessivos nas compras parceladas, ou a frequência com que vai ao cinema, ou mesmo, os “cafezinhos”, entre outros, gastos estes que parecem “pequenos” mas que no final acabam gerando uma grande soma. Possivelmente você terá que limitar algumas destas despesas, e talvez seja a hora de mudar alguns hábitos para que o seu planejamento financeiro seja um sucesso.

Outra saída para economizar é a pesquisa por produtos com menores preços, principalmente aqueles que são essenciais para o nosso dia a dia. Como não podemos elimina-los, uma busca por melhores condições com certeza será uma boa solução. E a internet pode ser uma ótima aliada nessa pesquisa.

Com tudo isso em mente, você estará mais tranquilo. E caso venha a surgir aquela vontade instantânea de comprar algo, analise as possibilidades, se aquele é realmente o momento certo de adquirir aquele produto, se realmente precisa dele, e esteja ciente da sua escolha, pois dessa forma você poderá evitar futuras frustrações.

A medida em que suas ações referentes ao consumo forem sendo analisadas, ficara cada vez mais fácil gerenciar as suas finanças pessoais. Deste modo é possível começar a remar em busca dos seus sonhos, e por maiores que sejam, com muito controle, determinação e disciplina você irá alcançar. O que não pode é deixar que o descontrole financeiro acabe tomando conta da sua vida.

Planejando o futuro

Quando mudamos os nossos hábitos cotidianos em busca de algo que nos traga melhorias, deixamos para trás aquilo que não era importante e começamos a viver de uma forma melhor, visando um futuro mais promissor.

Planejando o futuro

Isso é o que esperamos depois que tomamos o controle das nossas finanças, o que inclui também um planejamento financeiro para o futuro. Você pode desejar muitas coisas, como viagens, casa, segurança para sua família, mas para isso acontecer você precisa de um plano para garantir que isso tudo se torne realidade em um curto, médio ou longo prazo. Isso vai depender do tamanho dos seus sonhos.

É importante traçar metas que você possa alcançar, em primeiro lugar planeje o seu futuro imediato dentro de um curto espaço de tempo. Descreva as suas metas e quando esse tempo passar, vai ter uma visão mais clara de onde os seus esforços podem chegar e assim planejar metas que demandam um determinado espaço de tempo maior.

Agora que já sabe o caminho para ter um bom controle financeiro pessoal, é necessário buscar formas de investir o dinheiro poupado, no início é normal surgirem dúvidas sobre onde e como investir. Esse é um momento delicado pois você deve conhecer e analisar todas as opções, para escolher a melhor opção para você.

Existem muitas opções de investimento hoje em dia, como a Bolsa de Valores, o Tesouro Direto, mas você pode optar também por investir em bens como imóveis para locação, que além de gerar uma renda mensal estará valorizando dia a dia. Basta estudar as possibilidades e aplicar o dinheiro de forma consciente para garantir o rendimento desejado para o futuro.

Conclusão

Ir em busca de uma situação financeira saudável é como construir hábitos saudáveis em qualquer outra ocasião da sua vida, sabemos que pode ser um trabalho longo e difícil, mas deve ser feito com muito esforço e disciplina.

É importante ressaltar que manter suas finanças em ordem, organizadas e com um bom controle financeiro pessoal, é muito importante para se ter uma saúde financeira equilibrada e tranquila.

Para finalizar, desejamos que você se mantenha focado durante todo o processo de adaptação para uma vida financeiramente regrada, pois sabemos que com muito esforço e determinação os resultados virão. E como falamos no inicio desse artigo, a nossa intenção não é ensinar você a ganhar dinheiro, mas sim administrá-lo de maneira consciente, e dessa forma abrir muitas portas para o seu futuro.

Compartilhe:

Autor

David Ziegmann
Integrante da equipe de colaboradores da Datani Software.

Deixe aqui seu comentário:

 Carrera Pessoal Plus

A ferramenta que você precisa
para fazer um
Controle Financeiro Pessoal
eficiente.

Saiba mais...
 Carrera Finanças

Descubra o
Controle Financeiro Empresarial
criado para a sua empresa.

Saiba mais...
 Carrera Pessoal Plus

A ferramenta que você precisa
para fazer um
Controle Financeiro Pessoal
eficiente.

Saiba mais...
 Carrera Finanças

Descubra o
Controle Financeiro Empresarial
criado para a sua empresa.

Saiba mais...

Datani Software

Telefone +55 41 3082-8008

facebook.com/DataniSoftware
Copyright © 2021 Datani Software.
Todos os direitos reservados.
54121381948
Datani Software
Telefone +55 41 3082-8008
Sobre nós | Fale conosco
facebook.com/DataniSoftware Datani Software